LMG de cara nova: mudamos a ‘roupa’, mas não a essência

Nesse artigo compartilhamos como foi o processo de concepção do novo logotipo da LMG. Sim, lo – go – ti – po, como bem denominam publicitários e designers.

Em grego, ‘logos’ significa conceito, significado. Já ‘typos’ é símbolo ou figura. O logotipo é, então, a representação visual do nome e da identidade de uma empresa.

A sigla – cujas letras eram as iniciais dos nomes dos antigos sócios – foi ressignificada, passando a representar os atributos do nosso trabalho:

  • Lealdade como sinônimo de compromisso com nossos clientes. Ser leal é honrar de coração as responsabilidades que nos cabem;
  • Minúcia para significar o cuidado que temos com todos os detalhes do processo;
  • Genuinidade que se traduz na verdade do que fazemos e no desejo de entregar aos clientes o nosso melhor.

A cor é um elemento importante na construção de um logotipo. O tom dourado representa prosperidade, sucesso, confiança, enquanto as linhas que emolduram as letras simbolizam a jornada do cliente na LMG. Toda a equipe se engaja no processo de assessoramento para que ele tenha tranquilidade no dia a dia do trabalho.

Já a tipografia (letras) de traço reto, com cantos arredondados representa objetividade e , aliados à forma acolhedora como tratamos as pessoas.

Por fim, a assinatura ‘Gestão Integrada’ sintetiza a visão 360 graus sobre os negócios de nossos clientes e a sinergia da equipe LMG no processo de atendimento.

Como tudo começou

O novo logotipo marca uma caminhada que iniciou em 2019, quando completamos 35 anos de vida. Vimos que era o momento de refletir sobre os nossos aprendizados e desafios para os próximos anos. O primeiro passo foi ouvir a equipe e mapear os pontos fortes e aqueles a aprimorar.

Os clientes não poderiam ficar de fora. Grupo focal, entrevista em profundidade e questionário online foram usados na etapa de pesquisa para o estudo de percepção de imagem e avaliação dos nossos serviços.

O estudo de boas práticas em comunicação e a análise do cenário interno e externo à LMG complementou o diagnóstico. Em paralelo, iniciamos o mapeamento de processos, com a definição de indicadores visando aprimorar ainda mais nosso trabalho.

O lançamento em setembro de 2020 não foi por acaso. Em março, estávamos com tudo pronto para comunicar o reposicionamento de marca e a nova identidade visual. Mas, com a pandemia, avaliamos que era o momento de focar no suporte aos nossos clientes.

Passado o impacto inicial em que já depuramos o grande volume de informações e as mudanças na legislação, avaliamos que era o momento de compartilhar esse capítulo da história da LMG com a equipe, clientes e mercado.

Inovar sem perder a essência nos motiva a aprender sempre mais, desenvolvendo soluções de gestão integrada alinhadas ao que os nossos clientes necessitam para crescer no mercado.

Carla Arns Ramborger e Roselaine Estrasulas Luiz, Sócias-diretoras da LMG Gestão Integrada.