2021 está logo ali: sua empresa está preparada?

Faltando dois meses para o final do ano, você deve estar se perguntando como será 2021, que medidas tomará ou seguirá tomando no sentido de manter de pé sua empresa.

Nesse artigo, organizamos algumas dicas para que você dê os primeiros passos em direção ao planejamento para 2021. Adapte conforme o tamanho da empresa e à rotina da equipe: presencial e/ou em home office.

A primeira coisa é criar um grupo de trabalho com seus diretores ou coordenadores de área. Compartilhe com eles a iniciativa do planejamento, pois as lideranças são fundamentais para motivar e engajar as equipes.

Em seguida, combine o período para realização do planejamento, procedimentos e prazos de entrega. Você pode inclusive experimentar a implementação de uma metodologia ágil como forma de otimizar o tempo. Leia mais no artigo que publicamos sobre o tema.

Paralelo a isso, reúna com o seu contador e peça um balanço comparativo com 2019. Lembre que a gestão contábil gera dados preciosos à tomada de decisão e seu contador é a pessoa mais capacitada para lhe assessorar nas questões legais.

Sem falar que sua empresa deve ter feito ajustes que impactaram no número de funcionários para mais ou para menos, impactando no tipo de enquadramento tributário.

Com a pandemia, várias portarias, medidas provisórias e decretos foram publicados, deixando os empreendedores atordoados. Quem contou com assessoramento profissional em contabilidade estará mais tranquilo para realizar o planejamento da empresa.

Encaminhadas as análises contábeis e financeiras com o seu contador, promova reuniões com as equipes. Construa uma pauta com o grupo de trabalho que você criou, a fim de otimizar as discussões nos grupos.

Cabe uma avaliação por área ou departamento, combinada a uma avaliação macro sobre a empresa, o relacionamento com os clientes e a estratégias da concorrência com a pandemia.

O grupo de trabalho pode sistematizar os relatos e contribuições das equipes e depois fazer um feedback para nivelamento das informações entre todos e definição dos objetivos estratégicos para 2021.

Implicar as equipes no processo de decisão – além de valorizar o capital intelectual da empresa – minimiza a margem para críticas e boatos, pois a discussão por área e depois em grande grupo, torna o processo de planejamento mais transparente.

Se estão em home office, use a tecnologia a seu favor, organizando uma agenda de encontros virtuais com aqueles que não podem estar presencialmente.

Olhe para além do muro

Outra iniciativa que pode qualificar o processo de planejamento é ouvir seus clientes. Todos passamos pela mesma tempestade, mas em barcos diferentes, com visões e expectativas também distintas.

Reserve um tempo para ouvir deles como foi o ano, o que eles esperam de 2021 e de que forma sua empresa pode seguir qualificando o atendimento.

É uma oportunidade para fortalecer vínculo e, ao mesmo tempo, conhecer mais seus clientes e quem sabe identificar lacunas que sua empresa possa suprir com um novo produto ou serviço.

O mesmo vale com relação aos seus fornecedores e parceiros de negócio. Levante com eles alternativas para otimizar custos e desenvolver novos projetos. Ao analisar internamente os gastos ao longo do ano, identifique o que pode ser negociado com eles no sentido de manter a qualidade com economia de recursos. Ambos podem sair ganhando.